História

A Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior (AUBI) foi fundada a 17 de Fevereiro de 1984 por um grupo de antigos alunos do Instituto Politécnico da Covilhã (IPC) e do Instituto Universitário da Beira Interior (IUBI).
 A AUBI foi criada com o propósito de ser o elo de união de todos os antigos estudantes Universitários da Beira Interior, fomentando a sua formação e aperfeiçoamento contínuo, contribuindo para a dignificação e divulgação da escola; ser uma Associação cultural independente de quaisquer organizações religiosas ou económicas; não ter carácter político nem desenvolver atividades que possam revestir aspeto partidário; propor-se a agir sem fins lucrativos com acatamento dos princípios fundamentais da Constituição Política da República Portuguesa e de acordo com as leis vigentes.
Ao longo dos primeiros anos a AUBI promoveu diversas atividades de índole cultural, recreativo e desportivo. De caráter cultural realizaram-se palestras, seminários e conferências. No âmbito recreativo organizaram-se passeios. Relacionado com o desporto, foi fundado o Centro Cultural e Desportivo Universitário da Beira Interior. Filiado no Inatel, este Centro proporcionava aos antigos alunos, funcionários e docentes da IUBI a utilização do espaço a fim participar nos eventos desportivos organizados.
 Em Março de 1985 foi editada “O Marquês”, revista que tinha como objetivo ser um elo de ligação entre todos os antigos alunos, sendo publicados os dois primeiros números com periocidade bimestral.
 Era também tradição da AUBI, na cerimónia de entrega de diplomas aos novos licenciados, oferecer um saco de veludo com o brasão da UBI e da AUBI, para cobrir o recipiente do Diploma.
 Em 2001, as atividades foram suspensas devido a não haver elementos candidatos a constituir os órgãos sociais da AUBI. A Assembleia Geral de Sócios permaneceu suspensa até 2014, momento em que o atual reitor o Professor Dr. António Fidalgo lançou o desafio para se reativar a AUBI. Juntou-se assim um grupo de antigos alunos que, após eleição em Assembleia Geral, tomou posse para um mandato com término em Outubro de 2017. A partir desta data, estão em exercício novos órgãos sociais até Outubro de 2018.
 Atualmente, esta direção tem vindo a deixar a marca da AUBI com diversas atividades. Manteve a tradição de organizar um jantar convívio para os antigos alunos. Participou num evento organizado pelo Gabinete dos Alumni da UBI, nos 10 anos das Ciências Biomédicas, concretizou protocolos de cooperação com a AAUBI e Casa de Pessoal da UBI. Está em negociações com outras entidades da região no sentido de assinar protocolos com estas, por forma a proporcionar vantagens aos sócios da AUBI. Pela primeira vez, a 30 de Abril de 2016, associou-se às comemorações do dia da UBI. Participou nos almoços de antigos alunos nas comemorações dos “40 anos depois”.
LOGÓTIPOS